No momento, você está visualizando Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional
Close-up Of Human Hand Holding Barricade With Traffic Cone And Hard Hat

Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional

A Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa.
Podemos afirmar isso uma vez que a ferramenta humana é responsável por coordenar e mover todos os processos de produção e fazer com que o objetivo, ou seja, o produto final seja entregue ao cliente.
Não importa qual o seu ramo de atividade, qual sua forma de produção, ou quanto foi investido em tecnologia.
Sua empresa sempre terá aquela pessoa que aperta o botão.
Partindo desse principio podemos afirmar que uma grande maioria de empregadores ainda não valorizam suas ferramentas mais importantes, e isso muitas vezes os torna frágeis, pois a mão de obra desqualificada ou desmotivada, faz com que o custo de produção aumente, deixando sua empresa menos competitiva e lucrativa.
Quando usamos no dia a dia a palavra “Segurança do Trabalho” na maioria das vezes nos deparamos com expressões negativas, receios, pensamentos de custos e perca de tempo.
Já ouviu alguém falar que “Segurança do trabalho” é um mal necessário?
Sim, nós profissionais da área de Segurança Ocupacional ouvimos essa frase em vários momentos em nossa carreira.
Porém podemos afirmar que ao contrario do que muitos empregadores e empregados pensam, a Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional de uma empresa oferece tantos benefícios como uma máquina de grande tecnologia.
Você já fez as contas de quanto custa um acidente?
Os custos com acidentes são previstos no seu orçamento de produção?
É claro que nenhuma empresa colocaria em seu orçamento valores prevendo a ocorrência de acidentes.
Porem com a ocorrência de um acidente o custo de produção do seu produto aumenta, diminuindo sua margem de lucro e retardando seu poder de investimento e crescimento.
A Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional bem executada pode trazer grandes vantagens, desde a satisfação da sua equipe, a maior capacidade de produção, maior capacidade de reter bons profissionais, melhor visão no mercado e entre vários outros benefícios, e o melhor, a redução do custo de produção e a eficiência de uma equipe de alta performance profissional.
E como fazer a Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional da minha empresa?
Será que é necessário um custo elevado?
A Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional pode ser realizada de forma simples e objetiva, sem custos elevados ou investimentos que estão fora da capacidade de investimento e pode ser implantada em qualquer faze em que a empresa esteja vivendo e de forma fracionada de acordo com planejamento estratégico com ações de curto, médio e longo prazo.
O ideal seria que já se iniciasse a Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, na realização do projeto de cada empresa, mas se isso não ocorreu não se preocupe, é possível começar agora, mesmo com a sua empresa em funcionamento.
A Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional, em primeiro lugar deve ser definida como um dos valores da empresa, e sua implantação deve ser projetada e aprovada pela alta direção, para que tenha força e os recursos necessários para execução.
Todas as Normas Regulamentadoras que estão relacionadas ao seu ramo de atividade devem ser respeitadas, e todos os processos de produção devem ser avaliados, e descritos em formas de procedimentos.
Documentos, alguns documentos são obrigatórios dentro desse processo, e os básicos são PPRA, PCMSO, LTCAT, Ordens de Serviço e entre outros.
Estes documentos estão relacionados ao reconhecimento dos riscos ocupacionais da sua empresa e as formas de prevenção que devem ser estabelecidas.
Porem uma boa Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional vai muito além de documentos.
A Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional tem inicio na seleção do profissional para realizar uma atividade especifica, após os treinamentos específicos para a execução daquela função, o monitoramento ou acompanhamento diário da execução a avaliação da execução do processo e a implantação de melhorias continuas.
Alguns empregadores acham isso uma perca de tempo, porem os maiores empregadores tem esse investimento como uma de suas ferramentas principais de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional.
Treinamentos, os treinamentos são responsáveis por permitir que a execução de ações dentro de um processo de produção sejam realizadas com sucesso, investir em treinamentos é tão importante quanto investir em novas tecnologias, quanto mais seu profissional souber, menos prejuízo ou perca de tempo no processo sua empresa terá e isso será revertido em mais produtividade e mais lucro, a capacitação na forma correta da realização da tarefa como nas formas corretas de prevenção de acidentes são extremamente importantes, uma vez que uma atividade mal executada pode trazer grandes prejuízos.
E se eu treinar o profissional e ele for embora?
Acredite ruim não é ter bons profissionais que vão embora, ruim é ter profissionais despreparados ou desmotivados que permanecem.
Planejamento planeje todas as suas atividades, crie hierarquias, mantenha seus lideres o mais capacitados possíveis e cobre os resultados esperados e a execução eficaz dos planejamentos aprovados.
Um líder que não tem um procedimento a seguir tende a realizar as tarefas de qualquer forma, sem princípios ou padrões, e as consequências dessa liderança podem ser não tão boas.
Informações e comunicação mantenha sua equipe informada de seus objetivos e quão importante eles são para que as metas da empresa sejam atingidas, se comunique de forma clara e sem deixar duvidas.
Um profissional que sabe sua importância dentro de um processo tende a se dedicar mais, buscar melhor capacitação e buscar mais responsabilidades para ter mais reconhecimento.
Reconheça os valores e a importância da sua equipe.
Sempre que possível separe um tempo para conversar com sua equipe, em reuniões curtas de reconhecimento e divulgação de dados, independente de negativos ou positivos. Essa ação motiva e alavanca o profissional a melhor e querer ser ainda mais reconhecido pelo seu trabalho.
Avalie e melhore, avalie todas as situações de desvios, que tornam seu processo menos produtivo, crie novos procedimentos, treine sua equipe e execute, envolva o máximo de profissionais necessários e melhore sempre.
Pronto, empresa produtiva equipe de profissionais qualificados, saudáveis, motivados e prontos para os desafios que surgirem.

Deixe um comentário